Resumo

Os Jogos Escolares do Paraná é um evento esportivo competitivo, de esporte escolar, realizado pelo Governo do Paraná e que faz parte dos Jogos Oficiais do Estado. Esse trabalho buscou compreender como foram desenvolvidos os jogos desde seus primórdios, traçando o histórico da competição. A questão histórica aponta discrepâncias, uma vez que, o governo estadual registra 1953 como ano pioneiro da competição, desconsiderando as edições anteriores organizadas pelo Colégio Estadual do Paraná, no município de Curitiba. Segundo Martines e Chaves Junior (2010), isso decorre do fato de o Estado comemorar naquele ano o Centenário da Emancipação Política e os Jogos foram uma forma de afirmar a “modernização” do governo, ou seja, uma ação de configuração política. Durante os anos, a competição esportiva teve diferentes atribuições e foi reformulada principalmente em seus regulamentos, então compreender a história é considerar as continuidades e as rupturas. Entende-se o evento como tradição do Governo do Estado do Paraná, porém, observa-se nesse percurso, a suspensão da competição durante os anos de 1998 a 2002, interrupção que produz alguns boatos, em vista do evento ser um hábito para a população. Em 2003, os jogos são retomados e aumenta cada vez mais o número de participantes e modalidades praticadas, sendo realizada em 2018 a 65˚ edição da competição. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que explora jornais como fonte. Foram priorizados dois registros: em nível nacional, o Jornal Gazeta do Povo, que é encontrado na Biblioteca Pública da cidade de Curitiba, e, em nível estadual, o Jornal do Colégio Estadual do Paraná, que é encontrado na própria instituição de ensino. Em ambos os periódicos foram selecionadas matérias que tivessem em seu título termos relacionados ao objeto de estudo e foram escolhidas matérias publicadas entre os anos de 1940 a 1954. A partir dos dados é possível afirmar que os Jogos Escolares do Paraná, durante os anos realizados, possuíram atribuições diferentes, apesar de oficialmente ser a mesma competição. Isso deriva-se da origem dos diferentes governos que ocupam o poder durante essa trajetória.

Referências

MARTINES, Isabel Cristina; CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto. A história de um evento esportivo entre as continuidades e rupturas: as Olimpíadas Colegiais e os Jogos Colegiais do Paraná (1938-1953). Revista Movimento, Porto Alegre, v.16, n.1, p. 65, mar. 2010.

Fonte de Financiamento: Essa pesquisa foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).