A Idade e o Tempo de Atuação Como Fatores Associados à Utilização dos Temas Transversais Por Professores da Rede de Ensino Fundamental do Estado do Ceará
Por Lucas Soares Pereira (Autor), Francisco José Rosa de Souza (Autor).
Resumo
Devido ao surgimento de questões consideradas relevantes, urgentes foi elaborado o Tema Transversal (TT) como um guia de conteúdos a serem desenvolvidos de forma interdisciplinar entre as disciplinas pertencentes ao ensino básico, incluindo a ética, pluralidade cultural, meio ambiente, orientação sexual e saúde. Dessa forma, objetivou-se identificar a influência da idade e do tempo de atuação na utilização e a frequência do uso dos TT por professores do ensino fundamental II do estado do Ceará. Trata-se de um estudo transversal, descritivo com professores que atuam no ensino fundamental II. Os parâmetros amostrais utilizados foram do tipo conglomerados, em que coube ao professor responder um questionário on-line enviado por e-mail ou no formato impresso. Para o trato estatístico, foi utilizado o SPSS por meio de análise descritiva e inferencial. O teste Qui-quadrado foi usado para identificar a significância com p < 0,05 em alguma das associações, e teste z para identificar quais itens da coluna são diferentes. Com uma amostra de 59 professores, 50,8% eram do sexo feminino, com maioria na idade 18 e 40 anos (59,3%). Especificamente nos temas Saúde e Orientação sexual, os professores Acima de 50 anos obtiveram diferença significativa para menos entre as outras idades quando associado à utilização dos TT. Esse mesmo grupo também se comportou diferente das outras idades na frequência da utilização do tema pluralidade cultura. Dessa forma, sugere-se que os professores com idades acima de 50 anos avaliados nesse estudo, possuem um perfil diferenciado das outras idades quanto à utilização de alguns conteúdos.