A idade ideal para a transição do futsal para o futebol: um estudo com os atores do processo
Por Rogério da Cunha Voser (Autor), Luciano de Oliveira Elias (Autor), Priscila Antunes Marques (Autor), Manoel Eduardo do Prado Shamah (Autor), Rodrigo Carlet (Autor), Marcos Xavier de Andrade (Autor).
Em Rbff - Revista Brasileira de Futsal e Futebol v. 16, n 64, 2024.
Resumo
O futebol brasileiro é considerado um celeiro fornecedor de talentos para as equipes mais importantes do futebol mundial. Esse protagonismo de fonte inesgotável de grandes jogadores de futebol gerados no Brasil tem sido atribuído a prática inicial do futsal nas escolas, praças, projetos sociais e clubes. Este artigo tem por objetivo analisar o processo de transição do futsal para o futebol. Caracteriza-se por um estudo qualitativo e descritivo. Os participantes do estudo foram cinco ex-atletas que realizaram a transição do futsal para o futebol e conseguiram se profissionalizar. A escolha se deu por conveniência. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada. Para facilitar a coleta das informações às falas foram gravadas em mp4, para posteriormente serem transcritas, na sequência, devolvidas aos entrevistados para validação. As entrevistas ocorreram de forma remota via plataforma Skype e Zoom (áudio e vídeo) respectivamente. Pode-se afirmar que os resultados obtidos nestes relatos, não ficam evidenciados qual seria a “idade ideal”, podendo-se afirmar que ela dependeria de outras tantas variáveis, inclusive de um ambiente composto por todos estes componentes relacionados: sociocultural, emocional, cognitivo, técnico, tático, físico, entre outros. Em suma, a discussão sobre “idade ideal” estaria sendo realocada para um patamar secundário, porém o ambiente construído para tal receberia um maior destaque transformando-se em principal elemento de discussão, não importando quando, mas como realizá-lo. Por fim, sugere-se a proposição de novos estudos objetivando auxiliar o profissional da área do treinamento melhorando suas práticas, auxiliando-os na formação de novos jogadores e jogadoras de futsal e futebol em nosso país, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento de talentos para estas modalidades.
Referências
-Andrade, M.X.; Carlet, R.; Shamah, M.E.P.; Elias, L.O.; Voser, R.C. O futsal como formador de atletas para o futebol: uma revisão narrativa. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 14. Num. 57. 2022. p. 161-170.
-Baker, J.; Côté, J.; Abernethy, B. Learning from the experts: Practice activities of expert decision makers in sport. Research Quarterly for Exercise and Sport. Vol. 74. Num. 3. 2003. p. 342-347.
-Balzano, O.N.; Munsberg, J.A.S. A influência do futsal na formação para o futebol segundo profissionais do futebol. Revista Brasileira De Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 15. Num. 61. 2023. p. 71-87.
-Barros Júnior, E.S.; Araújo, W.C. A importância do futsal na formação desportiva do jogador de futebol. Revista Diálogos em Saúde. Vol. 1. Núm. 2. 2018. p. 1-32.
-Bettega, O.B.; Scaglia, A.J.; Pasquarelli, B.N.; Prestes, M.F.; Kssesinski, F.C.; Galatti, L.R. A competição na iniciação ao futebol: considerações sobre a organização do jogo e a participação no ambiente competitivo. Motrivivência. Vol. 32. Num. 62. 2020. p. 1-17.
-Cunha Neto, P.S. A influência da prática regular de futsal na formação de atletas profissionais de futebol do Clube Atlético Paranaense. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 5. Núm. 17. 2013. p. 221- 226.
-Garganta, J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Colectivos. In: O Ensino dos Jogos Desportivos. Graça, A.; Oliveira, J. CEJD/FCDEF-UP. Porto. 1994. P. 11-25,
Lüdke, M.; André, M.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo. EPU. 1986.
-Marques, A.; Oliveira, J. Promoting quality in youth sports. In: Youth sports: growth, maturation and talent. 2010. p. 153.
-Rosa, C.F.; Costa, N.R.; Navarro, A.C. A prática do futsal feminino na formação das jogadoras brasileiras de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Núm. 2. 2009. p. 9.
-Santana, W.C.; Ribeiro, D.A. Idades de início de atletas de futsal de alto rendimento na prática sistemática e em competições federadas da modalidade. Pensar a Prática, Goiânia. Vol. 13. Num. 2. 2010. p. 1¬17.
-Sant’Anna, M.V.; Fernandes, R.N.; Marques, H.F.; Menezes, M.S.; Bovo, V.A. O segredo Futebol Brasileiro: futsal e futebol de base. São Paulo: D3 Educacional. 2022.