A Idade Relativa em Uma Competição de Futebol na Categoria Sub 9
Por Marcelo Freitas Prestes (Autor), Cesar Vieira Marques Filho (Autor), Otavio Baggiotto Bettega (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: A competição na iniciação do futebol necessita ser pensada e organizada de forma que atenda às necessidades e possibilidades das crianças. Nesse sentido, torna-se relevante a adaptação do contexto competitivo, bem como a compreensão da idade relativa. Objetivo: Verificar o semestre de nascimento de crianças participantes de uma competição de futebol sub 9, sendo essa dividida em dois módulos, competitivo e recreativo. Metodologia: Foi realizado uma análise documental a partir da verificação da documentação das 240 crianças com idade entre 7 e 9 anos participantes do Circuito Gaúcho de Iniciação do Futebol na categoria sub 9, organizado pela NovaLiga Gaúcha de Futebol Infantil. Resultados: As crianças foram divididas em dois módulos: Competitivo e Recreativo e cada módulo contou com a participação de 120 crianças. No módulo competitivo, que foi direcionado para as crianças com um melhor desempenho momentâneo no futebol foi possível perceber que 76 (63,3%) crianças eram nascidas no 1º semestre, enquanto que 44 (36,7%) nasceram no 2º semestre. Isso de fato, mesmo que de forma descritiva indica um efeito na questão da idade relativa, principalmente no que tange a quantidade de experiências e o desenvolvimento biológico. No módulo recreativo, onde os clubes visaram a participação de todas as crianças quase não se verificou diferença entre os nascidos no primeiro e segundo semestre, sendo 59 (49,1%) crianças nascidas no 1º semestre e 61 crianças (50,9%) nascidas no 2º semestre do ano. Salienta-se que nos módulos recreativo e competitivo alguns participantes nasceram em um ou dois anos posteriores ao da categoria referente à competição. Conclusão: A competição na iniciação do futebol muitas vezes é direcionada para os resultados competitivos e isso de fato tende a priorizar crianças com um desenvolvimento biológico mais avançado e em contrapartida cerceando as possibilidades de desenvolvimento das demais crianças envolvidas com o esporte.