Resumo

INTRODUÇÃO

Com a constatação de que houve um movimento no Brasil para destinar à preparação de atletas um caráter científico, destacamos o aviador e atleta olímpico Belga Raoul Mollet (1902-2012) com o objetivo é analisar o conceito de Treinamento Total na perspectiva de autores brasileiros do Treinamento Desportivo. A partir de Foucault (2014; 2016); Machado (1981) surgiu a possibilidade de debater sobre as mudanças de entendimento dos aspectos que compõe o rendimento e a formação de nova experiência com o esporte. Ramos (1980) explica como a atenção antes dada às tendências da escola francesa Joinville-Le-Pont foram gradativamente direcionadas para Centros de Pesquisa mais avançados, bem como para as ideias de Mollet e para os artigos da revista Belga “Sport”. Os principais temas sobre a preparação e atletas quando da criação em 1959 de um grupo de estudos na Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Cultura passaram a ser o treinamento técnico e tático, o desenvolvimento da potência e resistência muscular, os aspectos psicológicos do treinamento e as atitudes cotidianas sugeridas pelo treinamento invisível (alimentação e repouso, adequações dos hábitos de vida e emprego inteligente das horas de lazer). A mudança dos tópicos de estudo e a consciência da necessidade de registrar individualmente todo o processo de trabalho são passos decisivos para que novos métodos de treinamento fossem criados.

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