Resumo
Nossa sociedade, hoje, não conta com uma política educacional que considere o jovem brasileiro como protagonista, como as pessoas que no futuro poderão sustentar este país. Partindo deste diagnóstico, algumas iniciativas foram tomadas pela sociedade civil para amenizar este problema. O Projeto Esporte Talento (PET) é fruto de uma dessas iniciativas e tem por objetivo contribuir para a educação de crianças e jovens utilizando o esporte como principal meio para se atingir os objetivos propostos que, sinteticamente, remetem à forma de inserção social destes indivíduos. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é investigar como se dá o processo de construção da identidade do adolescente do Projeto Esporte Talento, considerandoo como uma alternativa diferente para a objetivação de projetos de vida, já que o trabalho desenvolvido no PET busca oferecer oportunidades para que estes jovens vivenciem, por intermédio da prática esportiva, o exercício do protagonismo e da autonomia visando contribuir para construção de uma identidade tendente à emancipação. Frente a este contexto, contribuímos de fato na busca da emancipação ou, considerando o ambiente em que estão inseridos, simplesmente agimos de forma ilusória? Para responder esta questão, foi analisada a história de vida de uma adolescente paralelamente à história do próprio Projeto, buscando aproximações e distanciamentos entre elas com o intuito de compreender como se dá este processo de construção da identidade. O movimento incessante das identidades foi, nesta pesquisa, o aspecto principal analisado e os resultados obtidos remetem a uma questão bastante complexa que considera indivíduo e sociedade numa relação dialética que precisa ser re-significada
Arquivo com conteúdo liberado somente para a comunidade da Universidade ou Retido por motivo de patente requerido pelo autor