Resumo

O artigo estuda a identidade cultural da cidade de São Paulo, assumindo-a como dinâmica e aberta, não fixa e não permanente, caracterizada pela multiplicidade. Para captar tais identidades, sem referenciais estáveis, analisou-se sua narrativa identitária, o que permitiu captar como a cidade é imaginada, revelando suas múltiplas identidades. Na perspectiva histórica, a identidade cultural da cidade foi vinculada à velocidade, ao trabalho e ao progresso. Porém, em São Paulo nas últimas décadas, o entretenimento vem ganhando relevância econômica, espaço nos meios de comunicação, é importante empreendimento econômico, meio de sua promoção turística, por fim, compondo sua narrativa identitária, sendo considerado, no tempo presente, como mais um elemento da identidade cultural da cidade de São Paulo.

Referências

CANCLINI, N.G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

________. Consumidores e cidadãos. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010. CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

D’ALESSIO, P. São Paulo cidade espetáculo: metrópole da diversidade brasileira. São Paulo: Editora Dialeto, 2008.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

FIGUEIREDO, A. C. de. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Livraria Clássica, 1913. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/51527367/Novo- Diccionario-da-Lingua-Portuguesa-Candido-de-Figueiredo-1913>. Acesso em: 08 mar. 2012.

FREIRE, L.O. Grande e novíssimo dicionário brasileiro da língua portuguesa. Rio de Janeiro: s.c.p., 1938. 5 v.

GABLER, N. Vida, o filme: como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Acessar