A Identidade Profissional Assumida Por Professores De Educação Física De Escolas Particulares De Uma Cidade Da Região Norte
Por Thaynara Saldanha Silva (Autor), Sérgio Eduardo Nassar (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
A identidade profissional é resultado da relação social construída ao passar dos anos ao mesmo tempo que pode se reproduzir e transformar e mutável, estando sujeita a constante mudança no campo das profissões. A formação inicial e continuada, caminham juntas ao processo de constituição identitária, sendo contínua, multilateral e essencial para a efetivação (DUBAR, 2005). O estudo objetivou investigar a identidade profissional do professor de educação física (EF) do ensino fundamental das escolas particulares de uma cidade da região Norte. Neste escrito encontram-se dados que visam compreendê-la, sendo o trabalho parte de um projeto em andamento na região norte do Brasil, iniciado na Educação Básica. A pesquisa teve aprovação sob o CAAE 20700919.5.0000.8187 de Nº 3.733.834. Adotou-se a abordagem qualitativa a partir do estudo descritivo. Como critérios de inclusão os sujeitos foram graduados em EF (Licenciatura); atuantes nas escolas privadas com EF escolar. E como critérios de exclusão: não ser graduado; não estar atuando com a docência. Contataram-se 34 escolas e obteve-se o total de 17 entrevistados, estes assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). Como instrumento, usou-se a entrevista estruturada, com a pergunta: Qual(is) Identidade(s) profissional(is) você assume enquanto professor de EF escolar do ensino particular?. Para o tratamento dos dados usou-se a Análise de Conteúdo, por meio da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado (MOREIRA; SIMÕES; PORTO, 2005).