A identidade profissional de treinadores de escolas de futebol
Por Ana Karla Rodrigues Pereira (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor), Carlos Rogério Thiengo (Autor), Heitor de Andrade Rodrigues (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar a constituição da identidade profissional de treinadores esportivos que atuam com o ensino do futebol para crianças. Os dados foram coletados a partir de entrevistas narrativas com quatro treinadores e uma treinadora com formação em Educação Física. Para a análise dos dados, realizamos a transcrição; reconstrução da estrutura diacrônica e sincrônica; análise compreensiva e análise comparativa. Os resultados revelam que o processo de constituição identitária é decorrente das sucessivas socializações realizadas ao longo da vida, resultando em negociações entre as dimensões relacional e biográfica. Concluímos que a identidade profissional dos treinadores e da treinadora é marcada pelo sentimento de frustração, resultando em uma identidade insatisfeita no que se refere às expectativas profissionais e que idealiza a formação continuada como porta de acesso para o reconhecimento social e melhores possibilidades de inserção profissional.
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