A Imagem do Atleta: Publicidade em Ano de Copa do Mundo de Futebol (Alemanha - 2006)
Por André Mendes Capraro (Autor), Grasielli Scheliga (Autor), Fernando Cavichiolli (Autor), Fernando Marinho Mezzadri (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 25, n 1, 2011. Da página 163 a -
Resumo
Tendo em vista o conciso vínculo entre economia e esporte, a imagem dos atletas de alto rendimento é uma referência para venda de marcas e produtos por meio de campanhas publicitárias. Dotados de talento e carisma, tais atletas exercem fascínio nos telespectadores. A mitificação do atleta é criada e sustentada pela mídia visando principalmente movimentar o mercado esportivo. Assim, a publicidade aumenta significativamente a venda/compra de produtos, tornando o espetáculo do futebol uma indústria que transforma hábitos e culturas. Este artigo visa analisar como tal processo ocorreu durante o período de realização da Copa do Mundo da Alemanha (2006).