A Imagem do Esporte na Tela: Impacto, Eficácia e Relevância no Tratamento Editorial dos Telejornais da Tv Aberta Brasileira nos Eventos Esportivos.
Por Mariângela Benine Ramos Silva (Autor), Neusa Maria Amaral (Autor).
Em 1º Congresso Internacional Sobre Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro Sobre Gestão do Esporte
Resumo
Na sociedade imagética e tecnológica dos anos 2000, a espetacularização da realidade capitaneada pela mídia, notadamente a mídia televisiva, transforma pessoas em personagens e personagens em mitos. Para Belloni (2001), apud Nei Jorge dos Santos Júnior, a mídia distribui imagens e linguagens, construindo sistematicamente o imaginário de muitos jovens, por oferecer significações através de mitos, símbolos e representações, estereotipando valores, normas e modelos de comportamento. Com o advento da televisão, o espetáculo esportivo, que antes acontecia apenas para o deleite das arquibancadas, foi globalizado. A televisão multiplicou a platéia de milhares para criar a audiência e o mercado de milhões. Ao transmitir eventos que, por sua própria característica intrínseca, lida com atitudes que envolvem competição, trabalho em equipe, cooperação e principalmente superação, a mídia televisiva transforma a realidade em ficção. Uma ficção recheada de heróis que se configuram como exemplos a serem seguidos e copiados. Os espetáculos esportivos estão cada vez mais elaborados, cada vez mais espetaculares e, ao mesmo tempo, mais ajustados ao formato exigido pela mídia. Modificou-se tudo que foi necessário para seu novo formato, desde o ideal até as regras. Uma nova equação foi produzida: espetáculo esportivo mais mídia é igual a lucros milionários (PILATTI; VLASTUIN, 2004). A pesquisa busca compreender que tratamento é dado na mídia televisual aos eventos esportivos, resultando na formação e disseminação da visão do esporte que é passada atualmente para a sociedade: o esporte como espetáculo, insinuador da possibilidade de ascensão socioeconômica, como mercadoria e item de consumo. As estratégias de marketing e de comunicação envolvendo o esporte podem ser consideradas as maiores responsáveis pela cifras milionárias que hoje envolvem os eventos esportivos.