A Implementação Da Lei 11.645/08 Nas Aulas De Educação Física: Um Relato De Experiência A Partir Do Tema Da Copa Do Mundo De Futebol No Catar
Por Marlyson Sullyvan Sampaio Andrade (Autor), Andressa Vitória Ayres Da Rocha (Autor), Mara Santiago De Abreu (Autor), Edielson De Aquino Machado (Autor), Patrick Sávio Damasceno Dos Santos (Autor), Joselene Ferreira Mota (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
O trabalho objetiva destacar a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP): “Práticas Corporais no Tempo e no Espaço” da Universidade Federal do Pará (UFPA) baseado na lei 11.645/08 (obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afrobrasileira nos ensinos fundamental e médio). A experiência é do último bimestre de 2022, na EEEFM Professora Palmira Gabriel, em Belém-PA. O relato advém das aulas com o 7º ano do Ensino Fundamental (EF) — sobre a Copa do Mundo de Futebol no Catar. Com isso, o trabalho está dividido em: Relevância do projeto, Atuação no PRP, Considerações Finais.O projeto contribui para a formação de professores para atuar na educação básica sustentado pela Pedagogia Histórico Crítica e pela Abordagem Crítico-Superadora é possível desenvolver os conteúdos nas aulas de educação física focando nas relações e contradições da sociedade vigente, sobretudo no seu processo histórico de formação social, onde a presença de indígenas e negros são apartados dos livros de história do Brasil, como os verdadeiros sujeitos por nossa bagagem cultural. Eis a importância da Lei 11.645/08 para a nossa prática pedagógica