A implementação da responsabilidade social nas organizações esportivas no distrito federal
Por Gisele Kede Flor Ocampo (Autor), Marc Marie Luc Philippe Jacquinet (Autor), Aldo Antonio de Azevedo (Autor).
Resumo
Conceito da responsabilidade social apresenta uma mudança gradual ao longo das últimas décadas. Antes apresentava uma certa resistência por parte dos gestores vista como um custo para a organização. A partir da década de 40 o conceito tornou-se associado a objetivos organizacionais mais amplos, como reputação e gestão de stakeholders com um diferente enfoque. Manter processos e oferecer produtos e serviços à comunidade de forma socialmente responsável, a partir de uma conduta ética e cidadã de suas operações deveria fazer parte da conduta de todas as organizações. “A responsabilidade social vai além de um termo, de um conceito, ela é considerada um valor pessoal e organizacional que se reflete nas atitudes das pessoas e na gestão da organização” (Morcelli & Ávila 2016). As instituições que promovem o esporte também são responsáveis pela melhoria constante de desempenho num conjunto de fatores. O sucesso da organização depende de como os gestores desempenham seu papel. A Responsabilidade social corporativa inovadora parece ser a abordagem gerencial que, a partir de organizações e práticas convencionais, poderia fornecer às organizações esportivas de base diretrizes práticas para projetar e desenvolver novas soluções para as necessidades da sociedade (Tortora, 2018). Segundo Morcelli e Ávila (2016), primeiramente os gestores devem implementar o processo de responsabilidade social depois sensibilizar e motivar os colaboradores neste compromisso. Assim, vê-se a importância da implementação e motivação para o desenvolvimento da responsabilidade social nas organizações esportivas. Objetivo: Verificar as atividades de responsabilidade social desenvolvidas nas instalações esportivas do Sesc no Distrito Federal.