Resumo

Conceito da responsabilidade social apresenta uma mudança gradual ao longo das últimas décadas. Antes apresentava uma certa resistência por parte dos gestores vista como um custo para a organização. A partir da década de 40 o conceito tornou-se associado a objetivos organizacionais mais amplos, como reputação e gestão de stakeholders com um diferente enfoque. Manter processos e oferecer produtos e serviços à comunidade de forma socialmente responsável, a partir de uma conduta ética e cidadã de suas operações deveria fazer parte da conduta de todas as organizações. “A responsabilidade social vai além de um termo, de um conceito, ela é considerada um valor pessoal e organizacional que se reflete nas atitudes das pessoas e na gestão da organização” (Morcelli & Ávila 2016). As instituições que promovem o esporte também são responsáveis pela melhoria constante de desempenho num conjunto de fatores. O sucesso da organização depende de como os gestores desempenham seu papel. A Responsabilidade social corporativa inovadora parece ser a abordagem gerencial que, a partir de organizações e práticas convencionais, poderia fornecer às organizações esportivas de base diretrizes práticas para projetar e desenvolver novas soluções para as necessidades da sociedade (Tortora, 2018). Segundo Morcelli e Ávila (2016), primeiramente os gestores devem implementar o processo de responsabilidade social depois sensibilizar e motivar os colaboradores neste compromisso. Assim, vê-se a importância da implementação e motivação para o desenvolvimento da responsabilidade social nas organizações esportivas. Objetivo: Verificar as atividades de responsabilidade social desenvolvidas nas instalações esportivas do Sesc no Distrito Federal.