Resumo

É por meio de vivências lúdicas que a criança conhece e reconhece sua própria identidade e percebe-se como ser único, complexo e individual. Segundo Garanhani (2002), na pequena infância o corpo em movimento constitui a matriz básica da aprendizagem ao gestar as significações do aprender. Neste período, a criança transforma em símbolo aquilo que pode experimentar corporalmente, e seu pensamento se erige, primeiramente, sob a forma de ação. Ao praticar movimentos como rolar, engatinhar, andar, correr, observar, imitar, criar, saltar, girar e brincar de faz de conta, a criança constrói sentidos sobre o mundo, atribuindo novos significados aos elementos da realidade e define sua identidade pessoal e coletiva, em um processo de produção cultural. Com status de componente curricular obrigatório, a Educação Física é uma área que organiza, sintetiza, constrói e produz conhecimentos baseado em objetivos e princípios pedagógicos. Considerando o universo escolar, a presente pesquisa visou compreender o papel da ludicidade no desenvolvimento infantil através das aulas de Educação Física. Utilizou-se como metodologia pesquisa bibliográfica com análise de artigos científicos, Livros, e Sites da Internet e de campo, com a aplicação de um questionário a um grupo de professores do ensino fundamental das redes públicas de ensino. Após os estudos realizados, foi possível perceber que as atividades lúdicas são ingredientes indispensáveis no processo de crescimento, de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças.

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