Resumo

As diversas tarefas impostas ao ser humano produzem diferentes desafios ao controle de movimento e postural. “A manutenção do equilíbrio do corpo é atrribuída ao sistema de controle postural; referindo-se às funções dos sistemas nervoso, sensorial e motor, que desempenham esse papel (DUARTE, 2010, p. 184)
O entendimento das causas das lesões torna-se imprescindível no futebol atual; deve-se tratar as lesões com uma recuperação bem conduzida e realizada em todas as suas etapas (IKEDA e NAVEGA, 2008, p. 14). 
O presente estudo é resultado de pesquisa científica e trata da análise do chute funcional por meio de instrumentação biomecânica através da análise do COP, utilizando parâmetros cinemáticos, tais como: filmagem bidimensional do movimento e cinéticos, tais como: comportamento do COP através de plataforma de força. Espera-se com o estudo, detectar algumas falhas existentes nas categorias de base e também das equipes de alto nível, fornecendo ferramentas importantes para o aprimoramento da técnica do equilíbrio postural, minimizando o risco de aparecimento de lesões e sobrecarga excessiva nos membros inferiores no movimento do chute do futebol de campo. 

Acessar