A Importância da Avaliação Motora em Escolares: Análise da Confiabilidade da Escala de Desenvolvimento
Por Francisco Rosa Neto (Autor), Ana Paula Maurilia dos Santos (Autor), Regina Ferrazoli Camargo Xavier (Autor), Kassandra Nunes Amaro (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 12, n 6, 2010. Da página 422 a -
Resumo
O objetivo deste estudo foi: (1) investigar o perfil motor de escolares de 6 a 10 anos (n=101), sem queixas de dificuldades na aprendizagem; (2) analisar a confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (Rosa Neto, 2002). A análise descritiva dos dados foi feita através da média, desvio padrão, valor mínimo e valor máximo. A Consistência Interna da EDM foi analisada através do teste estatístico Alpha de Cronbach, e a correla-ção das variáveis pela Correlação Linear de Pearson, com valor de p < 0,05. Os resultados sugerem: (1) desenvolvimento motor dentro dos parâmetros de normalidade em 96% dos escolares; (2) alta correlação entre a Idade Cronológica e Idade Motora Geral indicando boa consistência interna. Estes dados evidenciaram a concepção lógica e estruturada que a EDM apresenta, legitimando sua confiabilidade.