Resumo

Objetivos:
Apresentar os procedimentos metodológicos utilizados para se obter confiabilidade e reprodutibilidade dos dados coletados em estudo com delineamento multivariado e com grande dimensão amostral.

Métodos e Resultados:
Os procedimentos metodológicos foram utilizados no âmbito do Projeto Crescer Com Saúde no Cariri, um estudo multivariado com delineamento longitudinal-misto e transversal. As variáveis analisadas foram: maturação biológica, crescimento somático, desempenho motor e atividade física. O controle de qualidade da informação foi efetuado em duas etapas: (1) um estudo piloto; e (2) uma abordagem do tipo reliability in field, que compreende a retestagem aleatória de 5 sujeitos em cada dia de avaliação. A reprodutibilidade na avaliação da maturação esquelética (Método TW3) foi efetuada com base na releitura de 10% das radiografias, bem como do percentual de concordância intra e inter-observadores. Os valores obtidos são muito aceitáveis em todas as macro-variáveis avaliadas. Os coeficientes de correlação intraclasse (R) foram entre 0.92 para altura e 0.99 para o peso corporal, com respectivo erro técnico de 0.5 cm para altura e 0.2 kg para o peso corporal. Nos testes de desempenho motor os valores de R situaram-se entre 0.80 com IC=0.675 – 0.885 (abdominais) e 0.96 IC=0.953 – 0.979 (impulsão horizontal). A estimativa da atividade física habitual (questionário de Baecke) evidenciou um valor de R de 0.85. Na avaliação da maturação esquelética foi alcançado um grau de concordância elevado: 81,3% interobservador e 87,9% intra-observador.

Conclusões:
Os procedimentos metodológicos utilizados possibilitaram a aquisição de um conjunto de resultados confiáveis e consistentes. Deste modo, os erros de avaliação tornam-se reduzidos, possibilitando um maior rigor na interpretação da variabilidade observada nos indicadores estudados.