Resumo

Ao longo dos últimos anos, a nossa sociedade passou por uma grande transformação, onde a diversidade e a heterogeneidade adquiriram um papel cada vez maior. Perante este contexto, deve ser um imperativo social dar uma resposta do sistema educativo que, para além de adequada, seja eficaz. Nesse sentido, a inclusão educacional constitui o melhor meio para alcançá-la, sob a premissa de que o envolvimento e a participação de todos os seus agentes é a única alternativa para a transformação dos centros educacionais. No entanto, isso não pode ser alcançado sem a formação adequada dos professores, os principais agentes educativos no processo de ensino. O objetivo deste artigo é analisar os programas de formação inicial de professores, bem como de formação contínua, com o objetivo de discernir se os conhecimentos e habilidades que desenvolvem são suficientes para enfrentar as novas demandas apresentadas pelo sistema educacional espanhol. Metodologicamente, realizamos uma revisão da literatura, que foi complementada com uma análise de diferentes programas de formação de professores na Comunidade de Madrid. Os resultados alcançados evidenciam uma necessária atualização e revisão destes programas de formação, que são insuficientes, de forma a dar uma resposta adequada e consistente, que acomode todos os alunos, indistintamente.

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