A Importância da Adoção do Sócio Torcedor Como Estratégia de Inovação Para Aumentar as Receitas dos Clubes de Futebol no Brasil
Por Marcos Vinicius Cardoso (Autor), Marcelo Paciello Silveira (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 3, n 3, 2014. Da página 12 a 24
Resumo
O presente artigo visa apresentar a adoção da estratégia de sócio torcedor como inovação com impacto direto no faturamento dos clubes de futebol brasileiros. Utilizando a teoria de gestão da inovação, inovação no esporte e do consumidor esportivo, aplicou-se uma análise qualitativa comparando a evolução da receita advinda dos sócios torcedores nos 12 principais clubes brasileiros. Os resultados mostram que na maioria dos casos a implementação inovadora do programa de Sócio Torcedor diminui o impacto das oscilações de receita com bilheteria no faturamento dos clubes em anos em que seu desempenho esportivo não tenha sido o esperado.
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