Resumo

O objetivo deste estudo foi averiguar os efeitos de diferentes contextos no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e no crescimento somático de crianças no ensino infantil. Participaram deste estudo 50 crianças: 25 fizeram educação física com o professor da área e 25 crianças fizeram atividades com o professor responsável pela turma. Crianças foram avaliadas no início e final do ano letivo quanto aos dados antropométricos, dobras cutâneas, medidas de atividade física e realizaram os sub-testes do TGMD-2. No início do ano letivo, nenhuma diferença foi tida entre os grupos. No final do ano letivo, crianças que fizeram atividades com o professor da sala apresentaram redução no nível de atividade física, enquanto que as crianças que fizeram educação física com o professor oficial da disciplina apresentaram manutenção no nível de atividade física e melhor desenvolvimento das habilidades motoras. O envolvimento em diferentes contextos de aulas de educação física não é suficiente para promover alteração somática em crianças ao longo do ano letivo. Entretanto, educação física com o professor oficial melhora o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e promove manutenção do nível de atividade física em crianças no ensino infantil.

Acessar