A Importância da Iniciação Esportiva Para o Desenvolvimento Motor de Escolares
Por Maiara Cristina Baratieri (Autor), Bruna Rigon Gevinski (Autor), Alessandra Dalla Rosa da Veiga (Autor), Naiane Pertuzzatti (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: O esporte está cada vez mais presente na vida das crianças e dos jovens, porém é muito importante que ele seja trabalhado de maneira correta para cada idade, a fim de o desenvolver integralmente. Objetivo: Analisar se a iniciação esportiva contribui para a melhoria do desempenho motor de escolares que participam do Projeto Mais Educação. Métodos: Este estudo caracterizou-se por ser de cunho descritivo, qualitativo e quantitativo. A amostra deste estudo foi composta por 75 alunos (43 do sexo feminino e 32 do sexo masculino), com idades entre 6 e 10 anos respectivamente, matriculados nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do Município de Erechim – RS, sendo esse o grupo Escola A, e outro grupo, Escola B, alunos que participavam do Projeto Mais Educação. Neste estudo foi utilizado como instrumento de medida a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Rosa Neto (2002), composto por uma bateria de testes abrangendo as áreas de motricidade fina; motricidade global; equilíbrio; esquema corporal organização espacial e temporal e lateralidade. Resultado: Podemos observar que na Escola A, 41,17% dos alunos apresentaram um desenvolvimento normal médio, 29,41% apresentaram desenvolvimento normal baixo; 20,60% dos alunos apresentaram um desenvolvimento motor inferior, e 8,8% apresentaram desenvolvimento muito inferior. Na Escola B destacam-se os seguintes valores para o desenvolvimento motor: 10,25% dos alunos apresentaram desenvolvimento motor considerado normal baixo; 7,69% dos alunos apresentaram padrão motor normal médio; 20,51% dos alunos apresentaram padrões motores normal alto; 43,58% dos alunos apresentaram padrão superior e 20,51% muito superior. Conforme podemos observar, na Escola B os alunos apresentaram 84,60% um desenvolvimento motor considerado normal alto a muito superior, esses dados reforçam a hipótese de que os alunos que participam do Projeto Mais Educação, e que tem aulas de Educação Física, desde os anos iniciais, apresentaram um maior e melhor desenvolvimento motor, sendo este adequado para sua faixa etária, conforme podemos observar na figura 1, abaixo.