Resumo

O estudo teve por objetivo apresentar e enfatizar a importância de atividades recreativas, no desenvolvimento físico, mental e afetivo para as crianças de 0 a 6anos que compõe a educação infantil. As oportunidades de brincar têm sido inversamente proporcionais à modernidade. As crianças tem ido cada vez mais cedo para escola, e perdido esse tempo de brincar.Por isso o professor deve ter em mente que valor das atividades lúdicas e os benefícios da aplicação de tais atividades. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática da literatura, onde foram identificados 22 artigos científicos on-line através da base de dados do Google Acadêmico. A criança que é impedida de brincar,não desenvolve todos os aspectos básicos relacionados à aprendizagem que uma criança que tem essa vivencia desenvolve. Ainda mais na educação infantil que as crianças permanecem na escola por longas horas, elas precisam da ludicidade e da brincadeira para crescer e evoluir com saúde. Conclui-se que como prática pedagógica a ludicidade é essencial. Sem a qual se torna difícil desenvolver plenamente os aspectos motor, cognitivo, social, e afetivo, que a criança tanto precisa. A recreação proporciona além do enriquecimento de todas essas capacidades é uma atividade atrativa, divertida e prazerosa

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