A Importância Da Mediação De Conflitos Nas Aulas De Educação Física: Um Relato De Experiência De Bolsistas Do Pibid Na Escola Municipal Manuel Lisboa
Por Ananda Santana Da Silveira (Autor), Beatriz Oliveira Brito Magalhães Faneco (Autor), Jailson Silva Batista Junior (Autor), Gustavo Oliveira Santos Souza (Autor), Clara Silva Rocha (Autor), Débora Matos Maia (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Este relato de experiência traz a importância da prática pedagógica, seus desafios e a mediação de conflitos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Subprojeto educação física, na Escola Municipal Manuel Lisboa, localizada no bairro de Itapuã em Salvador-BA. Tem como objetivo perceber os conflitos existentes entre os alunos, durante as aulas de Educação Física e compreender como os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) lidam diante das situações-problema. Durante as aulas, muitos conflitos foram surgindo, o que gerou inquietações, trazendo o seguinte questionamento: de que maneira o PIBID pode contribuir para que futuros docentes possam aprender a reagir às diferentes situações-problemas que surgem durante as aulas de educação física na Escola Municipal Manuel Lisboa? Dessa maneira, as ações do programa contribuem para a formação dos futuros professores, que a todo tempo tentam buscar os nexos entre os conteúdos curriculares do curso e a prática docente que acontece no chão da escola. Muitos são os desafios que permeiam à docência no magistério, e um deles é a resolução de conflitos, uma temática que não é muito discutida dentro da universidade, mas que durante a prática docente sobressai a todo momento, proporcionando inquietações. Velazquez Callado (2004, p 169 - 185), aborda quatro principais causas de conflitos: a indisciplina, a agressividade, a intolerância e o bullying. Para ele, a formação dos professores deve ser teórico-prática considerando os princípios do enfrentamento não-violento dos conflitos, pensando nos pressupostos específicos de cada situação conflituosa, pensandona importância do afeto, no cultivo das relações interpessoais e dissociando a agressividade e violência.