Resumo

Este relato de experiência traz a importância da prática pedagógica, seus desafios e a mediação de conflitos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Subprojeto educação física, na Escola Municipal Manuel Lisboa, localizada no bairro de Itapuã em Salvador-BA. Tem como objetivo perceber os conflitos existentes entre os alunos, durante as aulas de Educação Física e compreender como os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) lidam diante das situações-problema. Durante as aulas, muitos conflitos foram surgindo, o que gerou inquietações, trazendo o seguinte questionamento: de que maneira o PIBID pode contribuir para que futuros docentes possam aprender a reagir às diferentes situações-problemas que surgem durante as aulas de educação física na Escola Municipal Manuel Lisboa? Dessa maneira, as ações do programa contribuem para a formação dos futuros professores, que a todo tempo tentam buscar os nexos entre os conteúdos curriculares do curso e a prática docente que acontece no chão da escola. Muitos são os desafios que permeiam à docência no magistério, e um deles é a resolução de conflitos, uma temática que não é muito discutida dentro da universidade, mas que durante a prática docente sobressai a todo momento, proporcionando inquietações. Velazquez Callado (2004, p 169 - 185), aborda quatro principais causas de conflitos: a indisciplina, a agressividade, a intolerância e o bullying. Para ele, a formação dos professores deve ser teórico-prática considerando os princípios do enfrentamento não-violento dos conflitos, pensando nos pressupostos específicos de cada situação conflituosa, pensandona importância do afeto, no cultivo das relações interpessoais e dissociando a agressividade e violência.

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