Resumo

Introdução: A neurociência investiga o sistema nervoso central em relação a diversos aspectos do comportamento e da fisiologia humanos. Aplicada à prática esportiva, favorece o desenvolvimento de ferramentas didáticas em métodos de ensino-aprendizagem-treinamento contribuindo para que os objetivos de desempenho sejam alcançados.

Objetivo: Descrever a importância da interface neurociência para a prática de modalidades esportivas coletivas (MEC). Métodos: Estudo narrativo, exploratório, descritivo e qualitativo, uma pesquisa bibliográfica. Foram utilizados livros em português e artigos científicos nacionais e internacionais pesquisados nas bases de dados Scielo, Mediline e Pubmed, dos últimos 15 anos (2000 a 2015).

Resultados e Discussão: Situações-problema no esporte coletivo são basilares e o treinador deve estimular a inteligência do atleta durante o processo ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T).

Conclusão: A partir dos relatos descritos dos estudos vinculados a interface neurociência e as MEC, conclui-se que a aplicação de conhecimentos em neurociência na manipulação do ambiente de treino pode contribuir para melhorar o desempenho esportivo. Tal benefício está intimamente relacionado ao conhecimento que o treinador/professor possui e, ao mesmo tempo, à importância dada à sua aplicação ao utilizar uma metodologia de treinamento adequada às faixas etárias trabalhadas, segundo a qual os métodos utilizados enfatizem ainda mais as funções executivas dos atletas. Nesse contexto, o comportamento técnico-tático pode ser modificado e boas decisões ocorrerão em prol do sucesso na competição.

The Importance of Neuroscience for the Collective Sports: A Narrative Review

Introduction: Neuroscience is understood as a set of sciences whose object to be investigated is the central nervous system itself. Applied to sports practice, it favors the development of didactic tools in teaching-learning-training methods, contributing to the attainment of performance objectives.

Objective: To describe the importance of the neuroscience interface and the practice of collective sports modalities (CSM).

Methods: Exploratory, narrative, descriptive and qualitative study, a bibliographic research. Portuguese - language books and national and international scientific articles were searched in the Scielo, Mediline and Pubmed databases of the last 15 years (2000 to 2015).

Results and Discussion: Situations problems in collective sport are fundamental and the coach should stimulate the athlete's intelligence in teaching-learning-training (TLT).

Conclusion: From the reports described in the studies linked to neuroscience interface and MEC, it is concluded that the application of knowledge in neuroscience in the manipulation of the training environment can contribute to improve sports performance. This benefit is closely related to the knowledge that the trainer / teacher has and, at the same time, to the importance given to its application by using a training methodology appropriate to the age groups worked, according to which the methods used emphasize even more the executive functions of the athletes. In this context, technical-tactical behavior can be modified and good decisions will be made for success in the competition.

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