Resumo

Esta fase da infância merece atenção especial pois nela acontece grandiosa mudança
de realidade. A criança toma consciência de seu próprio corpo e se dá conta da
existência de um mundo exterior, entrando em contato com as mais variadas
experiências. Estas levarão a criança a crescer e se desenvolver. As atividades lúdicas
aparecem como um elo fundamental na estimulação da criança gerando possibilidades
de desenvolvimento amplo, a partir das quais sua criatividade e espontaneidade
serão desenvolvidas ou aperfeiçoadas. O presente estudo surge então da necessidade
de analisar o desenvolvimento da criança entre quatro e seis anos através das atividades
lúdicas. Empiricamente, analisa e compara as realidades do modo de trabalho de
duas escolas de Fortaleza/CE/Brasil no trato da Educação Infantil. A pesquisa foi
realizada em instituições que apesar de "venderem" o mesmo método pedagógico
mostram que seu trabalho, na prática, é deveras diferente. Através de uma ficha de
observação relatamos as atividades de cada uma das oito aulas observadas,
respondemos aos itens da ficha e ainda relatamos complementos. Os aspectos
analisados estavam relacionados a particularidades da inteligência e da vontade
(raciocínio, imaginação e vontade) segundo o sistema de observação de Decroly. A
comparação entre as escolas visou estabelecer a diferença em percentuais entre o
trabalho de cada uma delas e o estímulo à criança dentro dos quesitos escolhidos.
Em cada escola foram escolhidas aleatoriamente cinco crianças de duas turmas
diferentes com idades equivalentes. A análise dos resultados apresentou relativa
diferença positiva dos resultados para as crianças pertencentes à escola que trabalha
dentro de uma perspectiva sócio-interacionista, variando as atividades e
conseqüentemente gerando maior riqueza de aprendizado. Verificamos que as
atividades lúdicas que permitem às crianças maior acesso a espontaneidade e
criatividade levam a um diferencial que em percentuais demonstram que a escola
que submeteu seus alunos quase que exclusivamente a ensaios coreográficos para
datas festivas gerou relativa insatisfação e desmotivação por parte dos alunos.
Concluímos que para a criança o importante é estar em contato com o lúdico
chegando ao prazer e satisfação ao realizar a atividade. Para ela, enquanto ser atuante
na atividade, importará o quanto a atividade pode levar sua imaginação, corpo e
mente a viajarem e a levarem à felicidade e alegria.

Acessar Arquivo