Resumo

O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico comum que afeta tanto crianças quanto adultos. Existem três principais tipos de sintomas associados ao TDAH: Desatenção, hiperatividade e impulsividade. O presente estudo tem como objetivo discutir sobre a importância das aulas de educação física para crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), nos aspectos afetivo-social, cognitivo e motor.  Como metodologia utilizamos a revisão bibliográfica. O estudo se insere na pesquisa. As crianças com TDAH podem ter dificuldades em manter o foco em tarefas, serem inquietas, terem dificuldades em esperar a vez e agir impulsivamente. A Educação e conscientização sobre o TDAH são importantes para reduzir o estigma associado ao transtorno. Muitas vezes, as crianças com TDAH têm talentos e habilidades únicas, e a compreensão dessas diferenças podem contribuir para um ambiente mais inclusivo nas aulas de Educação Física. A Educação Física desempenha um papel significativo, pois ajuda no foco e concentração, desenvolve habilidades sociais, estabelece rotina e aumenta a autoestima dessas crianças. Além de ajuda a melhorar a atenção, concentração, autonomia e regulação emocional, que são áreas de desafio para crianças com TDAH. A prática de atividades físicas nas aulas estimula a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que podem ajudar a reduzir os sintomas do TDAH. Os conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física para esses indivíduos podem incluir atividades que demandem coordenação motora, equilíbrio e concentração, como ioga, atividades com bolas e cordas, dança e esportes que exigem foco, como tênis ou xadrez. Jogos cooperativos, atividades em grupos também podem ser benéficas, pois ajudam a desenvolver habilidades sociais e interação com os colegas. Portanto as aulas de Educação Física, contribuem para a redução dos sintomas nas crianças com TDAH, no entanto, é importante adaptar  práticas pedagógicas das aulas de Educação Física de acordo com às necessidades individuais de cada criança com TDAH.

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