Resumo

: No Brasil, nos últimos anos com o aumento das políticas públicas de acesso ao ensino superior surgem pesquisas cujo foco seja entender os desafios a fim de aumentar a maior participação, permanência e engajamento dos alunos. Constatou-se que alunos com engajamento em atividades extracurriculares possuem maior tempo de integralização, mas com chance de conclusão de curso e incluindo a possibilidade de aprender de outra forma. Entende-se como engajamento a quantidade de energia física e psicológica que o aluno dedica às experiências proporcionadas pela vida acadêmica em uma universidade (Netto, 2018). De acordo com Netto (2018) a Unicamp possui atividades extracurriculares de organizações estudantis, trabalhos voluntários, empresas juniores e práticas esportivas como uma das 5 formas possíveis de engajamento estudantil. As Organizações Estudantis, diversas diretamente relacionadas com o Esporte, são associações variadas, estruturadas por alunos, com o objetivo de enriquecer os cursos de graduação e impactar positivamente na relação universidade/sociedade. A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas foi o ambiente de estudo deste projeto, a instituição foi fundada em 2009, está localizada no campus de Limeira-SP e tem a sua metodologia pautada na interdisciplinaridade do conhecimento impactando as aulas, a vivência no campus e as organizações estudantis. Compreendendo o perfil de uma instituição como a FCA, e o impacto das organizações dentro do campus, surgiram dúvidas na questão de o quanto e como essas organizações contribuem para o engajamento estudantil dentro desse campus? E qual impacto no engajamento em seus membros? Qual a importância da Organização Estudantil no processo formativo desses alunos?