A importância de se trabalhar a criatividade na educação infantil
Por Amario Lessa Junior (Autor), Walduck Ricerio Leite Amaral (Autor), Matheus Guilherme A. de Souza (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 6, n 6, 2023.
Resumo
Criatividade é definida como uma função psicológica humana, que assim como a imaginação, o pensamento e a memória ela se desenvolve ao longo da vida de cada indivíduo a partir de suas interações com outras pessoas e com o meio, desta forma tornando-se assim uma função muito importante que deve ser trabalhada de maneira a melhorar o pensamento lógico e abstrato das pessoas. Diante disto o presente estudo tem como objetivo discutir a importância de se trabalhar a criatividade das crianças na educação infantil, utilizando dessa competência para ativar sua capacidade cognitiva de várias formas distintas, trabalhando até mesmo outras matérias. A exemplo disto, solicitar aos alunos que usem de sua criatividade para criar novas palavras, para criar desenhos abstratos, utilizar de cores diferentes para pintar um desenho ou até mesmo imitar um número ou forma geométrica com seus corpos. Trata-se de uma pesquisa descritiva com revisão de literatura que está em fase inicial de coleta de dados a partir da busca de artigos na plataforma de pesquisa do google acadêmico, estão sendo incluídos na amostra e critérios de inclusão artigos que tenham relação com o tema, usando os seguintes descritores criatividade, brincar e competência nas aulas de Educação Física. Foram encontrados muitos artigos que atenderam aos descritores citados. Diante esperamos encontrar dados que comprovem um ponto de conexão entre criatividade e uma forma de ativar áreas importantes do cérebro humano, que se torna assim necessário trabalhar maneiras criativas de brincar. Este estudo foi apenas uma busca inicial para verificar a importância do tema tratado, novos estudos com uma metodologia mais adequada deverão ser elaborados. Espera-se que com a revisão, possamos confirmar o quanto a criatividade pode auxiliar no processo cognitivo das crianças.