Resumo

A informação é um dos componentes implícitos em distintos processos organizacionais, assim, é necessário que os sujeitos organizacionais sejam dotados de competências que proporcione o melhor aproveitamento de dados e informações. Ao observar o ambiente em que os clubes de futebol estão inseridos é possível notar o uso de dados e informações a todo instante e, em grande parte do tempo, sendo utilizada como recurso estratégico. Nessa perspectiva, analisa-se a percepção, acesso, compartilhamento e uso de dados e informação alinhados à competência em informação no Marília Atlético Clube, da Cidade de Marília, interior do Estado de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, aplicando-se o método de observação direta para a coleta e análise dos dados. A partir da análise foi possível perceber de que maneira os sujeitos organizacionais usam a informação, bem como evidenciou-se a importância do desenvolvimento da competência em informação, de modo que possam exercer suas funções, responsabilidades e tarefas desempenhadas no Clube. Evidenciou-se também distintas necessidades informacionais quanto ao uso de dados e informações, confirmando que o desenvolvimento da competência em informação no contexto dos clubes de futebol é essencial.

Referências

CHOO, C. W. A Organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC Editora, 2003. 426p.

DAVENPORT, T.; HARRIS, J. G. Competição analítica. Rio de Janeiro: Campus, 2007.GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

JORGE, C. F. B.; VALENTIM. M. L. P. Informação e esporte: a informação esportiva e sua relação com clubes de futebol. Informação & Informação, Londrina, v.20, n.1, p.183-208, jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2015.

LOPES, H. A.; DAVIS, M. D. O ativo jogador de futebol. Revista Pensar Contábil, v.8, n.33, 2006. Disponível em: . Acesso em: 4 dez. 2010

.MORAES, C. R. B. de; FADEL, B. Triangulação metodológica para o estudo da gestão da informação e do conhecimento em organizações.In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008. 272p.; p.27-40.

VALENTIM. M. L. P. Processo de inteligência competitiva organizacional.In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2.ed. Marília: FUNDEPE Editora, 2006. 282p; p.9-24.

________.Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.3, n.4, ago. 2002. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2012

.________;JORGE, C. F. B.; CERETTA-SORIA, M. G. Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento. Em Questão, Porto Alegre, v.20, n.2, p.207-231, dec. 2014. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2015.

Acessar