Resumo
O objetivo geral deste estudo é identificar como os alunos que estão concluindo o ciclo de graduação em Educação Físicapercebem a importância da atuação desse profissional para a Educação Infantil, como delimita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, como instrumento metodológico, como base para o suporte teórico, no qual, buscou-se traçar um paralelo entre o que expressa à literatura, com o que foi abordado na pesquisa de campo, essa última, por sua vez, buscou investigar junto aos alunos concluintes do curso de Educação Física qual a importância desse profissional atuar junto à Educação Infantil. Neste contexto, a Educação Física escolar é uma das disciplinas onde o aprofundamento de conceitos e a interação são fundamentalmente trabalhados sob múltiplas abordagens, a fim de gerar harmonização, não apenas do corpo físico, mas também do intelecto, habilitando o aluno para a compreensão de sua realidade e preparando-o, também para o convívio social de maneira mais plena. Dessa forma, o que gerou o interesse por essa temática foi justamente o desejo de saber como os futuros profissionais veem a possibilidade de se inserir no contexto da Educação Infantil. Estariam eles preparados para atuar junto aos alunos da Educação Infantil? Há uma conscientização dos futuros professores de Educação Física sobre a importância de trabalhar com alunos nessa faixa de escolarização? Os resultados da pesquisa apontam que grande parte dos estudantes em fim de graduação não conhecem sequer os Referenciais Curriculares para Educação Infantil e muito menos as Diretrizes Curriculares do próprio curso de Educação Física. A falta de conhecimento do futuro educador, juntamente com a falta da compreensão do papel desse profissional na Educação Física faz com que muitos optem por outras atividades dentro da área, como: fitness, Educação Física escolar voltada para adolescentes e jovens e a EF esportiva. Conhecer melhor as possibilidades que essa área oferece auxiliaria o educador a agregar mais importância à sua atuação nesse segmento, o que, poderia aumentar o número de docentes nessa faixa de escolarização.