Resumo

Introdução: A corrida é um fenômeno sociocultural que vem ganhando adeptos em todo Brasil (SALICIO, 2017). Um parâmetro utilizado para respeitar a individualidade biológica dos alunos e para a elaboração das aulas é a aplicação de testes para a determinação do ritmo de corrida. O teste dos 3000 metros (T3000) é uma variação do teste de Cooper que tem como objetivo avaliar o condicionamento físico e determinar o ritmo de corrida. Objetivo: Relatar a importância do T3000 como ferramenta na periodização do treinamento das capacidades aeróbias no Clube da Corrida. Desenvolvimento: Ao iniciar as aulas do Clube da Corrida é realizado um trabalho de base com fortalecimento muscular e condicionamento cardiorrespiratório durante oito aulas. Após essa preparação, aplica-se o T3000 e com os dados obtidos cria-se uma planilha de ritmo, auxiliando o planejamento das aulas e a periodização do treinamento. As aulas acontecem duas vezes por semana, sendo uma técnica ou de fortalecimento e outra de rodagem. As aulas de rodagem visam ampliar a potência aeróbia através do método intervalado com ritmos, velocidades e intensidades diferentes e a resistência aeróbia através do método contínuo com rodagens e ritmo uniforme. Os alunos têm um objetivo comum a ser alcançado ao final da aula de rodagem, como por exemplo: correr 5 km, intercalando ritmo leve e moderado. Com isso a planilha de ritmo contribui para os alunos alcançarem o objetivo proposto pelo professor de acordo com seu ritmo e condicionamento. A cada três meses repete-se o teste criando-se uma nova planilha de ritmos para cada aluno. Conclusão: A utilização do T3000 foi fundamental para a elaboração da planilha de ritmo, auxiliando na periodização do treinamento das capacidades aeróbias e respeitando a individualidade do aluno, mesmo com as aulas em grupo. Proporcionando aos alunos autonomia para a prática segura da corrida.

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