Resumo
A atividade motora é de grande importância no desenvolvimento global da criança. Através das atividades que lhe são proporcionadas, ela desenvolve a consciência de si mesma e do mundo exterior e por isso são determinantes na formação de sua personalidade. O presente estudo teve por objetivo, analisar o trabalho efetivo do profissional de educação física na formação integral dos alunos com idades compreendidas entre 6 e 7 anos,bem como verificar se os desenvolvimentos dos aspectos afetivos, cognitivos e motores estão sendo trabalhados na referida disciplina. Trata-se de uma pesquisa de Estudo de Caso, descritivo com abordagem do tipo quanti-qualitativo.Participaram do estudo vinte e sete crianças de ambos os sexos da 1ª série do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual situado no oeste do Estado de São Paulo. Como instrumento de avaliação do desenvolvimento psicomotor dos alunos, foi utilizada a EDM (Escala de Desenvolvimento Motor, padronizada para a população brasileira), por Rosa Neto (2002). A escala é composta pelos seguintes testes: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal (imitação de posturas e rapidez), organização espacial, organização temporal (linguagem e estruturas temporais) e lateralidade. A primeira avaliação foi aplicada no período de 30/04 a 06/06/08 e reaplicada no período de 03/11 à 12/11/08, com o objetivo de fazer um estudo comparativo do desenvolvimento psicomotor dos alunos, utilizando-nos das tabelas, gráficos, plano de ensino de educação física e entrevistas. Foram realizadas entrevistas com os professores da série, observações das aulas de educação física e leitura do plano pedagógico de ensino. A aplicação e a interpretação dos dados obtidos obedeceram à padronização da EDM e dos estudiosos que nortearam a presente pesquisa. Os resultados mostraram que a maioria das crianças apresenta um perfil psicomotor abaixo do esperado. Isto significa que poderão surgir dificuldades de aprendizagem na vida escolar das crianças no presente estudo, visto que um bom desenvolvimento psicomotor é um dos requisitos para uma boa aprendizagem.