A importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor no ensino fundamental dos anos iniciais
Por Márcia Eloiza Aaraújo Catone (Autor), Maria Clara Catone (Autor), Marcos Antônio de Araújo Leite Filho (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 5, n 5, 2022.
Resumo
O Ensino Fundamental nos Anos Iniciais é a continuidade do Ensino Infantil tendo como proposta atender aos interesses e às necessidades das crianças. O artigo se refere à importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor infantil, buscando contribuir para o desenvolvimento. O objetivo geral foi investigar a importância do lúdico para o desenvolvimento psicomotor das crianças, tendo como objetivo específico identificar os jogos e as brincadeiras como um fator importante para o desenvolvimento psicomotor da criança de 6 a 11 anos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, que foi utilizada como técnica de coleta a entrevista semiestruturada, realizada com professores de Pedagogia e Educação Física do Fundamental I de duas escolas da Rede Estadual no Município de Monte Azul-MG, sendo os dados coletados e interpretados por meio de análise de conteúdo. Como resultados, a Educação Física contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras, além de proporcionar uma qualidade de vida. O lúdico inserido no ensino colabora com o cognitivo e emocional da criança. A inserção de atividades lúdicas contribui com o processo de aprendizagem ao aumentar o interesse do aluno pelos conteúdos aplicados por professor e escolas, esses que possuem uma função crucial no desenvolvimento. Conclui-se que a inserção do lúdico no contexto escolar é fundamental para a criança em sua fase de desenvolvimento em razão de contribuir com a formação do seu conhecimento.