Resumo

Na atual conjuntura da socieade, a comunicação online se tornou uma maneira fácil e rápida de se comunica com o consumidor-alvo de forma personalizada e direta. Esse advento da tecnologia usada na comunicação, agora também entra no mundo dos games, no qual os indivíduos jogam e se comunicam com outros jogadores por meio dos jogos eletrônicos. Esse fenômeno deve ser observado pelas empresas que desejam captar novos consumidores e se comunicar com seus clientes, como no caso das equipes de futebol. Com isso, o objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento acerca da preferência de escolha por determinadas equipes em detrimento de outras nos games de futebol. Além disso, pretendeu-se analisar como esses games podem se tornar plataformas de comunicação com os torcedores e usuários. A amostra foi composta por 163 indivíduos brasileiros, os quais responderam um questionário online. Os resultados apontam para uma maior escolha de clubes europeus como preferidos no game, e foram elencados nove motivos que levaram a essa escolha, enquanto para escolha de clubes brasileiros apenas um motivo foi citado. Nesse sentido é importante que os clubes enxerguem que esses games podem ser um propulsor para jovens começarem a se envolver com equipes, se tornando um possível torcedor e, consequentemente, um consumidor do esporte. 

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