Resumo

Dificuldades enfrentadas durante a prática profissional em Educação Física escolar (EFe) ao longo de 13 (treze) anos, como o baixo índice de participação, indisciplina e interesse das crianças nas aulas, despertaram inquietações. Como professor e pesquisador atuante na escola, decidi pesquisar se as representações sociais (RS) presentes nos discursos dos membros da comunidade escolar (pais, professores de outras disciplinas e equipe gestora) poderiam convergir para que os objetivos de desenvolvimento integral dos alunos pudessem ser atingidos. A partir desta curiosidade, foram questionados 87 (oitenta e sete) alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, seus pais/responsáveis num total de 82 (oitenta e dois), 10 (dez) professores das demais disciplinas, 01 (uma) coordenadora pedagógica e 02 (dois) diretores escolares, de uma escola privada da zona leste da cidade de São Paulo. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, na qual registramos, transcrevemos, analisamos e interpretamos as respostas dadas por escrito à questão aberta: O que você acha importante nas aulas de Educação Física (EF)? seguida da respectiva justificativa da resposta. Os resultados mostraram que os alunos valorizam a EFe como meio de aprender esportes e melhorar o condicionamento físico. As respostas da maioria dos professores, pais e equipe gestora converge quando mencionam a importância da EFe para o desenvolvimento integral dos alunos, destacando a melhora da qualidade de vida, desenvolvimento de hábitos saudáveis e ensinar a trabalhar em equipe. A resposta dos pais converge com a dos alunos sobre a promoção do condicionamento físico, mas os pais mostram RS mais abrangentes sobre as possibilidades da EFe mencionando, entre outros, o trabalho em equipe e a socialização e, com isso, indo além da RS estritamente vinculada aos conteúdos esportivos. É consensual entre os professores que a EFe promove a prática esportiva e ensina a conhecer o corpo humano, porém, como os pais, mencionam sua importância no desenvolvimento de demais dimensões humanas como as atitudinais e emocionais. Concluiu-se que, na escola pesquisada, parece haver um ambiente propício no que se refere às RS para o desenvolvimento de um trabalho adequado da EFe que poderá atingir sucesso em ampliar a visão dos alunos e que ainda são necessárias ações para que alguns pais e professores vejam a EFe de maneira mais ampla.

Acessar Arquivo