A Importância do Educador Físico no Desenvolvimento de Uma Criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (tdah)
Por Maria Fernanda Thomé de Rizzo (Autor), Cristiane de Paula (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 5, n 3, 2006.
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo identificar e demonstrar a importância das aulas de Educação Física no desenvolvimento dos aspectos afetivo-social, cognitivo e motor, para uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esse transtorno se caracteriza por atingir de 2 a 5% dos escolares e ocorrem em conjunto, de forma intensa e persistente: o déficit de atenção, a impulsividade e a hiperatividade, causando um significativo impacto no convívio familiar e social desta criança, no rendimento escolar, no desenvolvimento emocional e em sua auto-estima. A metodologia utilizada foi a análise do referencial teórico pertinente ao propósito do trabalho. Por esta criança com TDAH possuir dificuldade de se desenvolver juntamente e no mesmo tempo dos seus colegas, pelas próprias características desta síndrome, cabe ao professor de Educação Física, em suas aulas, mediar e participar do desenvolvimento global desta criança.