Resumo

Objetivos:
Buscaremos com este trabalho apresentar um projeto da UFPE chamado Pirráias da UFPE a fim de que sirva de exemplo para os educadores físicos e saibam que é possível tornar o lazer um campo de estudo da Educação Física.

Métodos e resultados:
O projeto Pirráias da UFPE encontrou no ambiente onde as crianças carentes praticavam mendicância (aos arredores da UFPE) um espaço para trabalhar as técnicas de Educação Física. No entanto, nosso trabalho não é apenas divertir, mas especialmente ensinar brincando, sempre desenvolvendo reflexões baseadas no contexto social em que essas crianças estão inseridas. Assim, como essas crianças não freqüentavam um ambiente escolar (por desistência ou por nunca terem entrado na escola), buscamos inseri-las ou reintegrá-las à escola e isto foi conseguido. O trabalho recreativo abrange atividades esportivas, brincadeiras e aula de música, sempre com dinamismo e compromisso com os alunos. Desde o início do projeto muitos resultados já foram conseguidos, um dos mais relevantes foi a saída de muitas dessas crianças das ruas, pois os pais compreenderam que a criança deve curtir sua infância e estudar porque ao trabalharem elas durante a infância elas estarão sendo colocadas a frete de seu tempo.

Conclusão:
Atualmente, o projeto tem avançado bastante, a equipe que compõe o grupo cresceu e um maior número de crianças está sendo alcançado. Enfim, é este o trabalho que nos propomos a apresentar para que possamos compreender que é possível trabalhar com crianças que praticam mendicância e obter ótimos resultados.