Resumo
O presente trabalho teve como objetivo verificar a importância da utilização do reforço positivo na mudança de conduta em alunos da Educação Fundamental nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, avaliativo. A população utilizada foi de 110 (cento e dez) alunos do sexo masculino e feminino do Colégio Presidente Kennedy, com idades entre 09 e 12 anos. O trabalho adotou como instrumento de coleta o "TASK AND EGO ORIENTATION IN SPORT QUESTIONARE" - TEOSQ. É um questionário do tipo LICKERT, que avalia a conduta do indivíduo, apontando as características dominantes de meta ego ou meta tarefa no esporte (NICHOLLS, 1984; DUDA, 1989). No início da investigação ficou constatado que as turmas de n° 401, 402 e 403 apresentavam uma conduta meta ego dominante. Ao longo de oito meses consecutivos de trabalho as turmas 401 e 402 estiveram sobre a influência constante do reforço positivo, através de estímulos motivadores, e a turma 403, funcionou como grupo controle, não sofrendo qualquer influência do reforço positivo. Ao final da pesquisa obtivemos o seguinte resultado: as turmas 401 e 402 que (sofreram a influência do reforço positivo) modificaram consideravelmente sua conduta, demonstrando uma mudança de meta ego para meta tarefa. Já a turma 403 que não sofreu nenhuma influência do reforço positivo, permaneceu com a sua característica meta tarefa inalterada, porém, sua característica meta ego aumentou significativamente. Ao final do estudo podemos observar que a aplicação do reforço positivo é capaz de interferir na mudança de conduta de alunos com características meta ego dominante nas aulas de Educação Física, aproximando-se de características específicas da meta tarefa. O estudo é relevante na medida em que contribui, como coadjuvante na busca da educação para a paz, onde os valores como a ética, o saber conviver, o saber ser, condizentes com a meta tarefa estão sendo postos como elementos prioritários para a melhoria de vida de cada um e da própria sociedade.