Resumo

Objetivo:
Analisar a importância dos fatores psicomotores e de execução na formação e no desempenho de atletas de alto rendimento.

Métodos e Resultados:
Foi realizada uma pesquisa de campo com 70 treinadores que atuam em diversas modalidades esportivas, graduados ou não em educação física, todos do sexo masculino e com faixa etária de 24 a 60 anos, exercendo suas funções na região metropolitana da cidade de Recife. Foi unânime a opinião dos treinadores ao afirmarem a importância de trabalhar cada um dos fatores de forma que o atleta se mantenha em constante evolução. De acordo com o levantamento de dados, os entrevistados, através de suas experiências adquiridas, afirmam que as habilidades motoras também influenciarão no destaque que cada atleta terá dentro da sua modalidade, enquanto um número relevante de treinadores afirmam que treinos voltados para a melhoria de velocidade, agilidade, resistência, força e flexibilidade possam ser determinantes para definir a modalidade ou posição de um atleta, alegando que os fatores de execução, também vistos como qualidades físicas, são predisposições para prática de algum esporte ou posição.

Conclusão:
Os fatores de execução são mais fáceis de serem desenvolvidos quando o atleta apresenta maior maturação corporal, esses fatores são vistos com diferentes graus de importância de acordo com a modalidade de esporte de cada atleta e a base da educação física escolar é de fundamental importância na formação motora da criança, que será imprescindível caso a mesma venha a se tornar uma atleta de alto rendimento.