Resumo
O presente trabalho demonstra que, mediante novas propostas da Educação, professor e aluno compartilham da construção do conhecimento, o mesmo acontedendo com a Educação Física que desvincula da pratica mecanicista e autoritária. O movimento é explorado como principal conteúdo mental e emocional. A criança vievenciando-o no fluir de sua autentica expressividade, realiza seu desenvolvimento biopsicossocial. Almejando este objetivo, analisa a vivencia das atividades folclóricas-danças rodas e brinquedos cantados e jogos- não distanciando a criança do brincar e da intimidade com o ambiente escolar. Para isso, averigou-se o nível de conhecimento que os profissionais de Educação Física apresentam em relação ao Folclore e a sua identificação com os conteúdos programáticos da Educação Física Escolar, o que foi feito através de pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando-o como descritivo e de observação. Entrevistando professores, que atuam com a educação Física na 1ª série do 1º grau da Rede Oficial de Ensino de Piracicaba, S.P, e através dos dados obtidos, o presente trabalho analisa o ocnhecimento e utilização da p´ratica das atividades folclóricas bem como a aceitação por parte da criança. Sobre Folclore, os resultados mostraram que: ,- os Professores definem-no conceitualmente, adotam-no em seu conteúdo e muito embora o utilizem ocasionalmente, vêem relação deste com a Educação Física. - além de estimular o cultural, desenvolve as habilidades motoras, sendo o cultural, fator de integração através da ação lúdica inerente à criança. - seu nível de interferência no desenvolvimento motor tem correspondência na organização Psicomotora da criança. - As atividades folclóricas auxiliam na formação da criança dando-lhe oportunidades quando, movimentando-se, de realizar outras aprendizagens, mas que estão sendo pouco praticadas no meio escolar. -o folclore sendo de criação coletiva envovle todos os aspectos do desenvolvimento. Com estes resultados tornou-se necessária uma discussão sobre a utilização desta estratégia no processo ensino aprendizagem da educação Física que, através do movimento, também atua na organização motora de importância vital para a criança por estimular o inicio da vida e