A inclusão das atividades de aventura como conteúdos da educação física escolar
Por Verônica Gabriela Silva Piovani (Autor).
Resumo
As atividades de aventura tiveram um crescimento acelerado nos últimos anos, surgiram como forma de sair da rotina do trabalho, de ter um espaço na natureza longe das cidades e aproveitar de modo diferente o tempo livre e o lazer. Além disso, as mesmas podem considerar-se como conteúdos presentes no ensino da Educação Física no âmbito escolar, pela possibilidade de interdisciplinaridade, de motivação, de superação e desafio, de consciência da natureza e cuidado do ambiente e da educação para o tempo do lazer. Por estes motivos pode-se analisar e introduzi-las como conteúdos de um jeito mais significativo, planejando estratégias e metodologias que se orientem a seu ensino, onde os desafios individuais e coletivos estejam presentes, o contato com a natureza, sua valoração, cuidado e respeito. O objetivo geral da proposta é refletir sobre a responsabilidade do professor de Educação Física na formação de conhecimento, consciência ecológica, aproveitamento do espaço de lazer e contribuição na formação de cidadãos capazes de potenciar o essencialmente humano. Como objetivos específicos podem-se encontrar: educação ambiental como objetivo de ensino e ferramenta a se desenvolver; propiciar o conhecimento do esporte e atividades de aventura desde a experiência para assim enriquecer as possibilidades de recreação; gerar o desenvolvimento sócio-motriz e a condição física pela pratica destas atividades.