Resumo

As atividades de aventura tiveram um crescimento acelerado nos últimos anos, surgiram como forma de sair da rotina do trabalho, de ter um espaço na natureza longe das cidades e aproveitar de modo diferente o tempo livre e o lazer. Além disso, as mesmas podem considerar-se como conteúdos presentes no ensino da Educação Física no âmbito escolar, pela possibilidade de interdisciplinaridade, de motivação, de superação e desafio, de consciência da natureza e cuidado do ambiente e da educação para o tempo do lazer. Por estes motivos pode-se analisar e introduzi-las como conteúdos de um jeito mais significativo, planejando estratégias e metodologias que se orientem a seu ensino, onde os desafios individuais e coletivos estejam presentes, o contato com a natureza, sua valoração, cuidado e respeito. O objetivo geral da proposta é refletir sobre a responsabilidade do professor de Educação Física na formação de conhecimento, consciência ecológica, aproveitamento do espaço de lazer e contribuição na formação de cidadãos capazes de potenciar o essencialmente humano. Como objetivos específicos podem-se encontrar: educação ambiental como objetivo de ensino e ferramenta a se desenvolver; propiciar o conhecimento do esporte e atividades de aventura desde a experiência para assim enriquecer as possibilidades de recreação; gerar o desenvolvimento sócio-motriz e a condição física pela pratica destas atividades. 

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