Resumo

Este estudo é fruto do trabalho de conclusão de curso da especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER, no qual pretende-se averiguar os aspectos da inclusão/escola/legislação. Tendo em vista a não efetivação do processo de inclusão como concretude da política educacional no contexto da educação inclusiva, se faz necessário fundamentar prioritariamente discussões no campo acadêmico levando para sociedade não mais uma questão pedagógica e profissional, mas, sobretudo, uma questão de cidadania plena, com responsabilidade para garantir a formação básica igualitária para todos e sem nenhuma segregação social. Diante do contexto apresentado surge a questão cerne da pesquisa, será que estamos diante de um paradoxo civilizatório em que as leis (inclusão) são desprezadas em relação à prática pedagógica e a gestão escolar? Portanto, é mister analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência no Município de Santo Amaro das Brotas/Sergipe, além de investigar a percepção das equipes diretivas das três unidades de ensino do estado (UEE) sobre a inclusão dos alunos com deficiência; Analisar o documento oficial das UEE Projeto Político Pedagógico (PPP) acerca das garantias de ensino para os estudantes com deficiência e sua efetividade; Compreender quais são os procedimentos didáticos metodológicos, estratégias e recursos tecnológicos aplicados as necessidades educacionais especiais frente às exigências das políticas educacionais que contemple a diversidade, no contexto da educação inclusiva. No tocante aos aspectos metodológicos, a presente pesquisa constitui-se de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, ou seja, em que permite ao pesquisador aproximação com o tema. Ainda, visa conhecer os fatos e fenômenos relacionados ao tema, recuperar as informações disponíveis na literatura atual. O procedimento técnico incluiu, pesquisa de campo e coleta de dados para o desenvolvimento da mesma. Algumas estratégias metodológicas para apreensão da realidade foram utilizadas, tais como: entrevista, observação, buscas nos documentos etc. Os participantes desta pesquisa foram as equipes diretivas das UEE da cidade de Santo Amaro das Brotas. As mesmas serão submetidas a um questionário, além da análise do PPP. Percebe-se a inexistência de uma organização sistemática no projeto político pedagógico dentro da temática abordada na pesquisa, bem como a unanimidade por parte das equipes diretivas das três UEE que a inclusão propriamente dita não acontece. O que há na verdade é uma integração do aluno com deficiência no ambiente escolar.

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