Resumo

A inclusão escolar das pessoas com deficiência precisa ser planejada e a Educação Física é a melhor disciplina para a inclusão, devido as suas atividades e jogos lúdicos que promovem a liberdade de mostrar o que são capazes. O objetivo do presente estudo foi analisar se existe a inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quantitativa e transversal. A amostra foi composta por 23 professores de Educação Física, ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 40 anos, selecionados de forma intencional, que atuam na rede pública municipal da cidade de Arinos/MG. Como instrumento foi utilizado um questionário composto por 07 questões para responder à questão do estudo. Nossos resultados apontaram que os professores da pesquisa valorizam as habilidades dos alunos com deficiência, utilizam estratégias de reforço positivo e evitam atividades de eliminação. Além disso, a maioria dos avaliados possui especialização para trabalhar com esses alunos e esses professores perceberam que, os alunos com deficiência melhoram significativamente o seu desenvolvimento depois que começam a participar da aula de Educação Física. Ao final, foi possível concluir que a Educação só terá sucesso no processo de inclusão dos alunos com deficiência quando consolidar a comunhão de propósitos educacionais, priorizando o professor, o educando, a família, a comunidade e a equipe administrativa escolar como protagonistas e agentes facilitadores de transformação social.

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