A inclusão de alunos com TEA nas aulas de educação física pelo âmbito dos profissionais
Por Paulo Márcio Montserrat (Autor), Dayane Resende de Castro (Autor), Samantha Silva Leite (Autor), Gleuber Henrique Marques-Oliveira (Autor).
Resumo
INTRODUÇÃO: A educação inclusiva garante o direito de todo indivíduo ao ensino regular. A princípio, afirma-se que o TEA é um transtorno que afeta indivíduos de diferentes formas, de modo leve ao severo, além de déficits inesperados como na comunicação social, interações sociais e no comportamento. Dessa forma, nas aulas de Educação Física o professor deve proporcionar atividades corporais que possibilitem uma atitude de respeito, aceitação e solidariedade promovendo positivamente a inclusão.
OBJETIVO: O objetivo deste estudo centra-se em buscar informações sobre a inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física observando o âmbito do profissional, reunindo conhecimento que pode ajudar no trabalho do professor de Educação Física mediante a inclusão.
MÉTODOS: A pesquisa foi realizada por intermédio de métodos como revisão de bibliografia, com cunho exploratório privilegiando a plataforma Scielo e CAPES, com refino em trabalhos dos últimos cinco anos.
RESULTADOS: De acordo com os estudos encontrados na pesquisa, os profissionais de Educação Física, de forma geral, relatam dificuldades em trabalhar com alunos com TEA como falta de diagnóstico e formação inadequada apesar de reconhecerem a importância da inclusão e do papel do profissional no processo.
CONCLUSÃO: Infere-se, portanto, que muitos desafios abarcam a inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física e que o professor é a peça principal no processo, contudo existem o relato das dificuldades de trabalhar com o público supracitado. Logo, apontam a importância da formação continuada e assinalam que a troca de vivências e experiências entre os profissionais com alunos com TEA pode ser uma ótima ferramenta.