A Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual nas Aulas de Educação Física: Análise das Publicações no GTT Escola do CONBRACE
Por Raíssa Guimarães Teixeira Machado (Autor), Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A inclusão nas escolas é um processo continuo e complexo. Deveria orientar as diferentes ações pedagógicas diante da pluralidade existente no contexto escolar. A exclusão se manifesta a partir da diversidade de corpos e culturas. Nesse sentido, podemos entender que enquanto houver a exclusão, que se alimenta na diversidade, haverá o processo continuo de inclusão, logo, um processo infindável. A inclusão é um processo e envolve princípios democráticos de participação social plena das pessoas em todas as áreas da vida humana e, vai além da simples aceitação e inserção das pessoas com deficiência no sistema educacional regular. (SILVA; SALGADO, 2005; FONSECA, 2009).