Resumo

Este estudo busca compreender as práticas de inclusão nas aulas de Educação Física escolar para a interação de um aluno com Síndrome de Down em atividades propostas por uma pesquisa-intervenção que visava o ensino dos conteúdos Jogos e Brincadeiras Populares com uma turma do 6° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Zaira Manhães de Andrade – Cariacica/ES. O objetivo foi investigar a prática de ensino desenvolvida nas aulas de Educação Física para a inclusão deste aluno a fim de identificar as dificuldades e possibilidades de interação dele nas atividades de ensino propostas pelo professor-pesquisador. Para isso, desenvolveu-se uma proposta pedagógica de intervenção com um conjunto de vinte e quatro aulas. A partir da observação, analisou-se como a aprendizagem do comportamento cognitivo, motor e afetivo-social do aluno se desenvolveu, com a finalidade de refletir sobre a desenvoltura do aluno, sua interação com a turma e com o professor de Educação Física. O caminho teórico metodológico escolhido foi a abordagem qualitativa, por meio do Estudo de Caso. Os procedimentos de coleta de dados foram a observação participante das aulas executadas pelo professor-pesquisador e o registro no Diário de Campo. A análise dos dados se baseou nos conceitos de desenvolvimento dos aspectos físicos, motores, cognitivos e afetivos sociais de Rodrigues (2015), Werneck (1993) Pueschel (1993); no conceito de práticas de interação pedagógica de Drago e Rodrigues (2008), Sassaki (1997) e Mantoan (2003, 2005); e no conceito de práticas de inclusão nas aulas de Educação Física de Soares et al. (1992), Freitas e Cidade (2002), Lara e Pinto (2017). De acordo com a observação da participação do aluno, concluiu-se que as estratégias de ensino elaboradas para sua inclusão nas aulas de Educação tiveram bastante êxito, porque ajudaram no processo de aprendizagem, na melhora nos aspectos cognitivos, motores e afetivo- social, bem como na interação com a turma e com o professor, promovendo a união, a cooperação e a melhora da relação de amizade e respeito mútuo.

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