A Inclusão De Um Aluno Com Tea E Tdah Na Educação Infantil Sob Os Olhares Dos Discentes/Bolsistas Pibid
Por Marcos Vinicios Castro Foro (Autor), Adryane Myryan Da Silva Oliveira (Autor), Bianca Soares Moura Palha Da Silva (Autor), Menandro Rafael Santos Vieira Comesanha (Autor), Luciana Rocha Magalhães Paiva (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
O presente relato traz o debate sobre a inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) nas aulas de Educação Física. Por meio dessa experiência, buscou-se fazer uma reflexão sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiências (PCDs) nos espaços formais de educação. Neste percurso, o estudo ocupa-se da reflexão sobre a relação do aluno com TEA e TDAH com seus colegas de turma, com colegas de outras turmas e com os professores do nível de ensino e a importância da socialização e interação existente, bem como de todo processo inclusivo que se observa nas aulas de Educação Física. Segundo o autor Winnick (2010) a disciplina da Educação Física tem grande papel em apresentar possibilidades a fim de ter a inclusão de alunos com deficiência na escola. É apontado neste relato, a socialização que o aluno com TEA e TDAH tem com os demais colegas, no qual é bastante presente em suas vivências. Isso confirma como o elemento da interação e socialização é fundamental para a evolução das crianças com necessidades especiais. Por isso, é de suma importância o incentivo, o estímulo na integração de pessoas com deficiências no espaço educacional desde o Ensino Infantil.