Resumo

O presente relato traz o debate sobre a inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) nas aulas de Educação Física. Por meio dessa experiência, buscou-se fazer uma reflexão sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiências (PCDs) nos espaços formais de educação. Neste percurso, o estudo ocupa-se da reflexão sobre a relação do aluno com TEA e TDAH com seus colegas de turma, com colegas de outras turmas e com os professores do nível de ensino e a importância da socialização e interação existente, bem como de todo processo inclusivo que se observa nas aulas de Educação Física. Segundo o autor Winnick (2010) a disciplina da Educação Física tem grande papel em apresentar possibilidades a fim de ter a inclusão de alunos com deficiência na escola. É apontado neste relato, a socialização que o aluno com TEA e TDAH tem com os demais colegas, no qual é bastante presente em suas vivências. Isso confirma como o elemento da interação e socialização é fundamental para a evolução das crianças com necessidades especiais. Por isso, é de suma importância o incentivo, o estímulo na integração de pessoas com deficiências no espaço educacional desde o Ensino Infantil.

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