A Inclusão do Aluno Cadeirante nas Aulas de Educação Físicasob a Perspectiva de Uma Formação Acadêmica Interdisciplinar
Por Eliane Ferreira Siolin (Autor), Danielly Dahmer da Silva (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 3, n 2, 2018.
Resumo
O objetivodo presente estudo édiscutir e refletir sobre a importânciada inclusão dos alunos cadeirantes nas aulas de Educação Física, a partir da vivência de uma situação, durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado,pautando-nos pela concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis.As reflexõesderam-se em torno da contribuição das disciplinas do currículo da formação acadêmica em Educação Física na aquisição de saberes e fazeres pedagógicos para o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais. A metodologia privilegiada foi arevisão bibliográfica, buscandoa fundamentação com base em material já publicado,no sentido de buscar respostas aos problemas apresentados, considerando as diversas opiniões sobre atemática pesquisada e o método de estudo de caso,fundamentado em Yin (2001).O estudo visa contribuir com o processo de formação acadêmica no sentido de fortalecer a compreensão quanto à importânciada formação pedagógicana perspectiva da inclusão,no âmbito da Educação Física,garantindo a todos a possibilidade de participar de jogos, esportes, danças, lutas e ginástica,em benefício do exercício crítico da cidadania.Educação Inclusiva, que vem se mostrando como uma nova tendência educacional e social e amplia a importânciada Educação Física,enquanto educação do movimento corporal,pautada no conceito da inclusão em queos alunos sejam efetivamente incluídos, a diferença respeitada eemque a aprendizagem responda às necessidades individuais.