A Inclusão do Aluno com Síndrome de Down na Escola: Contextos e Perspetivas na Percepeção do Professor de Educação Física
Por Cariele Patricia dos Santos Insfran (Autor), Igor Marcel Caffarena Jorge (Autor), Deyvid Tenner de Souza Rizzo (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 3, n 1, 2018.
Resumo
O presente estudo trata-se da Educação Física como forma de inclusão para alunos com síndrome de Down. A pesquisa relata a história da inclusão, assuntos referentes a síndrome de Down, os benefícios que esta disciplina traz para o aluno com a síndrome, e sobre a educação física adaptada. Tem por objetivo conhecer os métodos de incluir os alunos com síndrome de Down em suas aulas, onde a pergunta da pesquisa é analisar a se os professores conseguem incluir os alunos em suas aulas e de qual maneira, juntamente com os demais colegas sem deficiência nas aulas. Foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, onde os sujeitos de pesquisa são os professores de educação física, sendo dois homens e uma mulher, entre 30 a 35 anos de idade, a técnica de pesquisa foi realizado por meio de questionário aberto, contendo 10 perguntas entregue aos professores, todos formados há mais de 10 anos, trabalham em escolas da rede estadual e municipal na cidade de Ponta Porã-MS. Os resultados obtidos demostram que os professores mesmo com dificuldades, sendo a de falta comunicação com o aluno, de laudo médico e até mesmo de ser algo “novo”,pelo fato de serem alunos com Down. Os professores conseguem inclui o aluno com síndrome em suas aulas, sendo por meio de atividades adaptadas, jogos de cooperação.