A Inclusão do Rugby na Escola Como Uma Nova Atividade Esportiva Voltada Para Alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental
Por Atila Alves da Silva (Autor), Wanessa Pucciariello Ramos (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 2, n 2, 2017.
Resumo
A proposta deste artigo tem por objetivo apresentar o Rugby como um novo tipo de esporte que pode ser implantado nas aulas de Educação Física, através do qual os alunos podem desenvolver o espírito de equipe, companheirismo, lateralidade e ampliar a destreza motora. Para tanto, considera-se importante conhecer a história do Rugby, suas regras e como se dá a iniciação do mesmo, analisar as contribuições da prática do Rugby com tratamento educacional, bem como, verificar a possibilidade de implantar o Rugby como um novo esporte nas aulas de Educação Física, mostrando que o mesmo pode ajudar no desenvolvimento dos alunos e na socialização deles com os colegas. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, para que se possam apresentar os pensamentos de diversos autores sobre o tema. A relevância do estudo é justificada tendo em vista as atividades esportivas presenciadas no âmbito escolar considerando que esta modalidade esportiva é desconhecida pelos adolescentes da região fronteiriça e por ser um esporte coletivo que pressupõe a participação de todos promove a inclusão de todos os alunos, exigindo que todos cooperem entre si, eliminando qualquer tipo de discriminação.